quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A EMPRESA

OU O BRASIL ACABA COM A TERCEIRIZAÇÃO, OU A TERCEIRIZAÇÃO VAI ACABAR COM O BRASIL.

As instalações são regulares e as características físicas do local o tornam mais aproveitável para transportadoras, garagens, desmanche de veículos, armazenagem,  carga e descarga de mercadorias, estoque de sacaria, reciclagem de lixo e, quem sabe, depósito de cata-bagulho. Aproximadamente quinhentos terminais de computadores ocupam um salão principal. Noutra secção, dezesseis salas de treinamento vão despejando centenas de teleperadores iniciantes que vão disputar, aos tapas, uma PA para se logarem.  Estão como baratas tontas. A maioria está tensa e ansiosa para descobrir que sabem pouco ou quase nada sobre o produto em si. Para completar a martírio, sofisticadíssimos softwares vão dar  a instabilidade necessária para penalizar o cliente duas vezes: com a demora e com a inépcia do funcionário novato e  mal preparado.
A intranet, outra maravilha, é uma espécie de manual de instruções do teleota. É uma densa cartilha virtual de consultas. Fácil e descomplicada, contendo as mais variadas informações técnicas e rotinas de ações.  Fossem todas reunidas numa única brochura, aba por aba, item por item, passo a passo, teria quase mil páginas e pesaria cinco quilos. A obra de referência seria conhecida como "Só mais um momento".
Outro recurso fantástico para auxiliar o bom atendimento é equipar os funcionários com headsets made in paraguay com amplificadores de chiados, de modo tornar o contato o mais exasperante possível. As baias construidas em madeira não possuem revestimento acústico. Aliás, não se observa um único centímetro cúbico do tal isolante  em qualquer canto. Isto acentua sensivelmente o barulho reinante a níveis acima do limite de 60 decibéis previstos na NR 17. E não há qualquer mecanismo para ajustar a altura da bancada para uma posição ergonométrica mais confortável.
Enquanto isso, "planejadores" bem intencionados  engendram novas estratégias para infernizar teleoperadores. Horário da PMM, medição da Anatel, TMA, ticket indevido e os trezentos na fila. Já são tantas as bobagens que não seria um surpresa se decidem parir alguma invencionice batizando a cria com o apropriado nome de PROJETO VIADAX.
Noutra ala, um mar de descontentes se apinham no balcão do Depto. de Alta Rotatividade Pessoal. Pedem para sair, desesperadamente.  Assim que admitidos já deveriam assinar o termo de rescisão de contrato de trabalho.




   ENQUANTO ISSO NA BIQUEIRA ...
A ADERÊNCIA É TOTAL

         
Drive-thru da droga na capital de São Paulo em plena luz do dia.   Freguesia contumaz  faz fila por um sacolé. Entre alguns identificados,  advogados, diretores disso e daquilo, médicos, engenheiros, administradores,  analistas de TI,  noiados  do meio corporativo e, acreditem se quiser,  "gestores" de Call Centers. Já não basta a ralé  entorpecida da periferia, bacanas  abarrotam os cofres de traficantes.  Cambada de terno e gravata que não vale o que come. Cornos !


VIDAX - SITE CENTRO - PROCESSO SELETIVO PARA ATIVOS
Mutirão da contratação. Dica aos interessados: procure dormir entre uma etapa e outra.  Afirmam que o produto é um dos melhores. Cartões de crédito.  Acho que o melhor do mundo.  Nas apresentações finais, uma avaliadora que deve ir a óbito precocemente  em razão do sobrepeso. Não sem antes levar um monte de desiludidos para linha. Um supervisor  vestido num terninho barato e amarfanhado participava como um figurante inexpressivo. Insosso.  Para quem alardeia que as comissões são ilimitadas é um tanto suspeito. Altos ganhos, com certeza!
 

Um comentário:

  1. Meu, sem palavras... fui funcionário da Atento, da Brasil Center da NET e da On-COntact Center... o engraçado é que todas as postagens do seu blog parecem se referir a todas elas...
    Seu blog se tornou o meu favorito! Parabéns e obrigado por desabafar por nós!

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